Conheça a cronologia dos Encontros Internacionais das Equipas de Nossa Senhora!
Tema geral: «Ousar o Evangelho». Participaram neste encontro 3 500 casais e cerca de 500 conselheiros espirituais. Este foi o primeiro encontro a realizar-se fora da Europa, no Brasil, no espírito de internacionalidade do nosso Movimento. As orientações para os anos 2012-2018, baseadas no tema do Encontro, apoiam-se em três ideias: Casais: Ousar um coração imerso no Amor de Cristo; Ousar acolher e cuidar dos Homens; Ousar partir cada dia para o Mundo ao serviço da Igreja.
Tema geral: «Equipas de Nossa Senhora, comunidades vivas de casais, reflexo do amor de Cristo» Cerca de 8 100 membros das Equipes de Nossa Senhora, vindos de mais de cinquenta países dos cinco continentes, reuniram-se no Santuário de Lourdes. Este encontro foi marcado pela «abertura da causa de canonização do Pe. Caffarel».
Tema geral: «O casal, imagem do Deus trinitário». 3 400 casais e 300 padres conselheiros espirituais, vindos de 57 países dos 5 continentes, reúnem-se em Santiago de Compostela (Espanha). Nessa ocasião, o Papa João Paulo II lembra que as ENS têm «a missão de propôr uma espiritualidade conjugal e familiar enraizada no sacramento do Matrimónio».
Tema geral: «Ser família na Igreja de hoje e no mundo». No âmbito do Ano Internacional da Família, 5 200 membros das ENS representando 49 países, reunidos em Fátima, são convidados para as «Bodas de Caná».
Tema geral: «A segunda inspiração» «A segunda inspiração» é um ponto de partida, uma aposta, um texto de referência, um apelo à criatividade lançado a todos os equipistas do mundo inteiro. É neste espírito que 3 400 casais e 260 padres se reúnem em Lourdes para confirmar a missão das ENS: garantir a difusão da espiritualidade conjugal, lembrando que o sacramento do Matrimónio exige abnegação e que é caminho de amor, de felicidade e de santidade.
Tema geral: «Cristo caminha connosco» 5000 peregrinos em Roma são acolhidos pelo Papa João Paulo II: «O matrimónio cristão é uma Páscoa».
Tema geral: «As ENS ao serviço da Evangelização». Após o reconhecimento oficial pela Santa Sé das ENS como Associação Internacional Católica, a Equipa Responsável produz um documento que atualiza a Carta: «O que é uma equipe de Nossa Senhora – Complemento à Carta». Paulo VI, no seu discurso, declarou: «Conservai o que éreis no primeiro dia…, verdadeira escola de espiritualidade para os casais unidos pelo sacramento do Matrimónio». Deste encontro nasceram as Equipas de Jovens de Nossa Senhora (EJNS).
Tema geral: «O amor humano é um caminho de santidade». 2 000 casais e 200 padres conselheiros espirituais vindos de 23 países ouvem o Papa Paulo VI confirmar-lhes «a vocação própria do casal unido pelo sacramento do Matrimónio». As Equipes de Nossa Senhora ganham uma dimensão internacional.
Tema geral: «As ENS ao serviço de um mandamento novo». Na presença de 7 000 membros das ENS o Pe. Caffarel volta a falar da vocação do Movimento: mística da partilha e do pôr em comum, caridade fraterna e serviço da Igreja.
Tema geral: «Vocação e itinerário das ENS». Cerca de 2050 membros das ENS são recebidos pelo Papa João XXIII.
Tema geral: «As ENS, Movimento Internacional». 900 membros das ENS consagram o Movimento a Nossa Senhora.