Conheça a cronologia dos Encontros Internacionais das Equipas de Nossa Senhora!

XI Encontro Internacional Brasília 2012

Tema geral:  «Ousar o Evangelho». Participaram neste encontro 3 500 casais e cerca de 500 conselheiros espirituais.  Este foi o primeiro encontro a realizar-se fora da Europa, no Brasil, no espírito de internacionalidade do nosso Movimento.  As orientações para os anos 2012-2018, baseadas no tema do Encontro, apoiam-se em três ideias: Casais:  Ousar um coração imerso no Amor de Cristo; Ousar acolher e cuidar dos Homens; Ousar partir cada dia para o Mundo ao serviço da Igreja.

X Encontro Internacional Lourdes 2006

Tema geral: «Equipas de Nossa Senhora, comunidades vivas de casais, reflexo do amor de Cristo» Cerca de 8 100 membros das Equipes de Nossa Senhora, vindos de mais de cinquenta países dos cinco continentes, reuniram-se no Santuário de Lourdes. Este encontro foi marcado pela «abertura da causa de canonização do Pe. Caffarel».

IX Encontro Internacional Santiago de Compostela 2000

Tema geral:  «O casal, imagem do Deus trinitário». 3 400 casais e 300 padres conselheiros espirituais, vindos de 57 países dos 5 continentes, reúnem-se em Santiago de Compostela (Espanha). Nessa ocasião, o Papa João Paulo II lembra que as ENS têm «a missão de propôr uma espiritualidade conjugal e familiar enraizada no sacramento do Matrimónio».

VIII Encontro Internacional Fátima 1994

Tema geral:  «Ser família na Igreja de hoje e no mundo».  No âmbito do Ano Internacional da Família, 5 200 membros das ENS representando 49 países, reunidos em Fátima, são convidados para as «Bodas de Caná».

VII Encontro Internacional Lourdes 1988

Tema geral: «A segunda inspiração»  «A segunda inspiração» é um ponto de partida, uma aposta, um texto de referência, um apelo à criatividade lançado a todos os equipistas do mundo inteiro. É neste espírito que 3 400 casais e 260 padres se reúnem em Lourdes para confirmar a missão das ENS: garantir a difusão da espiritualidade conjugal, lembrando que o sacramento do Matrimónio exige abnegação e que é caminho de amor, de felicidade e de santidade.

VI Encontro Internacional Roma 1982

Tema geral: «Cristo caminha connosco»  5000 peregrinos em Roma são acolhidos pelo Papa João Paulo II: «O matrimónio cristão é uma Páscoa».

V Encontro Internacional Roma 1976

Tema geral:  «As ENS ao serviço da Evangelização». Após o reconhecimento oficial pela Santa Sé das ENS como Associação Internacional Católica, a Equipa Responsável produz um documento que atualiza a Carta: «O  que é uma equipe de Nossa Senhora – Complemento à Carta». Paulo VI, no seu discurso, declarou:  «Conservai o que éreis no primeiro dia…, verdadeira escola de espiritualidade para os casais unidos pelo sacramento do Matrimónio». Deste encontro nasceram as Equipas de Jovens de Nossa Senhora (EJNS).

IV Encontro Internacional Roma 1970

Tema geral: «O amor humano é um caminho de santidade».  2 000 casais e 200 padres conselheiros espirituais vindos de 23 países ouvem o Papa Paulo VI confirmar-lhes «a vocação própria do casal unido pelo sacramento do Matrimónio».  As Equipes de Nossa Senhora ganham uma dimensão internacional.

III Encontro Internacional Lourdes 1965

Tema geral:  «As ENS ao serviço de um mandamento novo».  Na presença de 7 000 membros das ENS o Pe. Caffarel volta a falar da vocação do Movimento:  mística da partilha e do pôr em comum, caridade fraterna e serviço da Igreja.

II Encontro Internacional Roma 1959

Tema geral:  «Vocação e itinerário das ENS».  Cerca de 2050 membros das ENS são recebidos pelo Papa João XXIII. 

I Encontro Internacional Lourdes 1954

Tema geral:  «As ENS, Movimento Internacional».  900 membros das ENS consagram o Movimento a Nossa Senhora.